Especialista em Ginecologia Oncológica e cirurgias complexas por laparoscopia e robótica, unindo tecnologia avançada a um cuidado humanizado no tratamento de cânceres ginecológicos.
Especialista em Ginecologia Oncológica e cirurgias complexas por laparoscopia e robótica, unindo tecnologia avançada a um cuidado humanizado no tratamento de cânceres ginecológicos.
A ginecologista é a cuidadora principal da saúde da mulher ao longo de toda sua vida. E em cada uma dessas etapas, é importante uma sequência de cuidados com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças.
A consulta de rotina ginecológica inclui uma conversa detalhada sobre todo o histórico de saúde da mulher, com suas características e individualidades, histórico de doenças da família, hábitos de vida e sexualidade. O exame físico auxilia na detecção de alterações, e os exames complementares são solicitados de acordo com as queixas e a necessidade de prevenção de doenças como câncer de mama e de colo do útero. O teste de HPV e exame de papanicolaou são colhidos no consultório para sua comodidade.
Algumas patologias benignas, como endometriose ou miomas, e outras malignas, como o câncer ginecológico, exigem cirurgias que demandam experiência, preparo técnico e conhecimento profundo do cirurgião. E, ainda mais importante, é o acolhimento e a empatia que conectam médico e paciente.
Nosso planejamento se inicia desde a primeira consulta onde é realizado o diagnóstico, com uma explanação detalhada de todas as etapas do tratamento, com suporte e atenção integral para dúvidas. Nossa equipe presta todo o auxílio nos processos junto ao convênio e ao hospital.
Atualmente, a maioria das cirurgias são realizadas por via minimamente invasiva, com pequenas incisões que permitem menor permanência no hospital e o retorno mais rápido às atividades.
A via robótica permite ainda uma magnificação da imagem em 3D, com maior detalhamento e acurácia na cirurgia. As pinças possuem articulação em 360 graus, o que simula o movimentos das nossas mãos, permitindo movimentos mais precisos.
A histeroscopia é uma endoscopia do útero, que permite a retirada de pólipos e miomas com acesso pelo colo uterino, sem incisões e com recuperação imediata.
Passar pelo tratamento de um câncer não é fácil, mas muitos sintomas desaparecem com o tempo.
A questão é quando o tratamento te leva a uma menopausa definitiva ou transitória, muitas vezes muito mais precoce do que aconteceria. Esse estado de diminuição ou “0” estrogenio nos leva a sintomas desagradáveis, que pioram muito a qualidade de vida como incontinência urinária, ressecamento vaginal com dor na relação e Infecções urinárias de repetição. Existem muitas estratégias seguras que visam minimizar esses sintomas com a máxima segurança oncológica, priorizando sempre a qualidade de vida da paciente.
O Projeto Sobre•a•vida nasceu da necessidade de ajudar as mulheres a retomarem suas vidas com bem estar e de forma integral.
O laser é uma tecnologia que utiliza o calor para causar dano, seguido de regeneração rápida (e muito satisfatória!) de um tecido. Quando ele é fracionado, no caso do laser vaginal, ele estimula a produção de colágeno. E esse efeito é revolucionário quando pensamos no quanto sofre uma mulher na menopausa para ter relação sexual, uma vez que sem nosso hormônio feminino principal, o estrogênio, a vagina perde elasticidade e turgor (o tal do colágeno).
O mesmo ocorre com mulher jovem que descobre um câncer de mama e tem que realizar tratamento com bloqueador hormonal, iniciando uma menopausa repentina e avassaladora. Ou ainda, uma mulher que perde seus ovários por câncer de ovário e da mesma forma deixa de produzir seus hormônios. Em todas essas situações a falta do estrogênio faz a vagina ficar fina e sensível, além de pouco lubrificada. Além disso, a parte urinária também sente falta do nosso hormônio, podendo manifestar perda de urina ou infecções de repetição. E em todos esses casos temos alternativas para um retorno à qualidade de vida.